Order:
  1.  26
    A filosofia da pergunta no percurso da formação de si mesmo.Jose Aparecido de Oliveira Lima & Junot Cornélio Matos - 2022 - Filosofia E Educação 14 (2):9-22.
    O falar desse artigo repousa em uma filosofia da pergunta! Talvez devêssemos, desde já, expressar que quanto mais problematizamos e questionamos a respeito de algo, mais temos a possibilidade de compreendê-lo melhor. Nesse processo, o objetivo deste artigo é enfatizar a caminhada do ser humano ao conhecimento de si mesmo pelo perguntar-se. Queremos dizer que não podemos estar preocupados em apenas dispor de respostas, e sim em reiterar a prática da pergunta. Ora, quanto mais voltamos o olhar para nosso modo (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2. Ontologia da diversidade // Ontology of diversity.Junot Cornélio Matos - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (Espec):67-84.
    O texto terá como propósito indagar sobre a categoria da diversidade quando voltada à questão educacional. A pergunta que se desejará responder será: O que se entende quando falamos em diversidade? A hipótese a ser perseguida é a de que o tema da diversidade tornou-se lugar-comum e corriqueiramente assume as mais diversas concepções possíveis ou, ainda, foca-se exclusivamente em fenômenos da diversidade. O autor, partindo de Freire e Charlot, pretende discutir a problemática da natureza inconclusa do ser humano e argumentar (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. O Perguntar Filosófico das Infâncias.Junot Cornélio Matos - 2013 - Childhood and Philosophy 9 (18):363-379.
    O artigo se ampara na perspectiva da filosofia socrática de diálogo permanente na busca do conhecimento que a ninguém pertence e não se oferece de maneira plena e definitiva. A partir dão, tenta discutir uma possibilidade de compreensão da categoria criança e infância partindo do pressuposto que os contextos sociopolíticos diversos não permitem uma compreensão unívoca e, por isso, utiliza o termo infâncias. Faz, inicialmente, uma abordagem da antropológica com a premissa da inconclusão do ser humano e seu perene processo (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark